domingo, 23 de maio de 2010

Nem todos lemos da mesma form@...nem todos escrevemos da mesma maneir@

Aparelhei o barco da ilusão
E reforcei a fé de marinheiro.
Era longe o meu sonho, e traiçoeiro
O mar…
(Só nos é concedida
Esta vida
Que temos;
E é nela que é preciso
Procurar
O velho paraíso que perdemos).
Prestes, larguei a vela,
E disse adeus ao cais, à paz tolhida
Desmedida,
A revolta imensidão
Transforma dia a dia a embarcação
Numa errante e alada sepultura…
Mas corto as ondas sem desanimar.
Em qualquer aventura,
O que importa é partir, não é chegar.

(Miguel Torga)

O conceito de dislexia tem vindo a ganhar destaque, significando uma síndrome particular que se traduz em dificuldades de distinção ou memorização de letras ou grupos de letras e problemas de ordenação, de ritmo e de estruturação das frases que prejudicam, simultaneamente, a leitura e a escrita.
É importante salientar que apesar da leitura e da escrita serem consideradas estratégias complexas, os alunos conseguem ter sucesso, desde que eles possuam determinada maturidade e desenvolvam a sua aprendizagem num ambiente pedagógico considerado favorável.
Este acontecimentos não sucedem com os alunos disléxicos, que apesar de apresentarem um desenvolvimento normal, revelam grandes dificuldades no domínio de competências como a escrita e a leitura.


1 comentário: